27 de jul. de 2010

Processadores de games podem salvar vidas.

Uma nova técnica de processar raios X parece diminuir a radiação a qual os pacientes são expostos durante a realização do exame. Segundo pesquisadores da Universidade da California, em San Diego, a diminuição é de cerca de 10%. Mas como? Usando os processadores gráficos ou placas de vídeo de games.
 O líder da pesquisa, Xun Jia, diz que os pesquisadores reconstruíram o algoritimo para fazer tomografia computadorizada ao utilizar plataformas GPU (sigla em inglês para Unidades de Processamento Gráfico), que são usadas em placas de vídeo voltadas a jogos ou videogames, que aumentaram a eficiência computacional que faz o exame em poucos minutos.
Com isso, os médicos poderão fazer os exames de forma mais precisa e rápida, além de diminuir a exposição dos pacientes a radiação, um dos problemas de exames desse tipo. Mais do que isso, melhoraria também no uso de radioterapia para o tratamento de câncer, que, ironicamente, expõe o paciente a outro risco de câncer com a radiação.


 "As possibilidades mais interessantes e atraentes da técnica estão além da radioterapia do câncer", diz um dos autores da pesquisa, Steve Jiang. "Para cada ano utilizando a tecnologia de digitalização de hoje, o câncer resultante poderia causar cerca de 14.500 mortes. Nosso trabalho, quando se estendeu de radioterapia de câncer para diagnóstico por imagem em geral, pode fornecer uma solução única para resolver este problema através da redução da dose tomografia computadorizada por digitalização."

Nenhum comentário:

Postar um comentário